Portal Impactto 03/06/2019

Representantes do Brasil: da direita para esquerda, Alessandra Gaspari (IBEGESP), Marcia Vieira (MVI BANK), Alessandra Alckmim (ACMinas), Lilian Schiavo (OBME-FCEM), Selma, Renata Albano (MACOM Malhas).

https://www.portalimpactto.com.br/empresarias-do-brasil-e-outros-paises-latinos-se-reunem-na-argentina-para-tratar-de-exportacao/

No último dia 27, 250 empresárias do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile estiverem em Buenos Aires para tratar sobre a presença feminina no comércio global. Elas fazem parte do movimento de Convergência de Mulheres Empresárias do Mercosul (CEMS).

Promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina, pela CEMS e outras instituições, o evento foi aberto pela vice-presidente do país, Gabriela Michetti, que destacou a relevância do feminino na sociedade, no comércio e para as instituições durante sua fala.

As empreendedoras também se reuniram e trocaram experiências sobre incentivos à importação e exportação de produtos e serviços de empresas fundadas por mulheres. Como resultado, elas aproveitaram para estreitar laços, com oportunidades de negócios em diversos setores da economia.


Diversas autoridades e representantes dos países membros do Mercosul também estiveram presentes, apresentando experiências locais sobre gênero e comércio e participando de reuniões de negócios. A brasileira Marcia Vieira, presidente do MVI Bank, por exemplo, foi uma delas.

“A percepção, a voz e a ação feminina serão fundamentais para traçar diferentes caminhos para o engatinhar de uma nova humanidade, que está reaprendendo a se comunicar pela revolução da tecnologia, a conviver com fronteiras mais tênues entre nações, a compartilhar, a observar-se de forma mais ampla”, disse.

Márcia Vieira vai integrar um grupo com 25 empresárias do Brasil e dos demais países, que vão integrar o movimento de Mulheres Empresárias do Mercosul. Elas foram convidadas por um comitê das Relações Exteriores da Argentina.

O MVI Bank atua há mais de 20 anos em programas de consultorias aos setores privado e público e também o terceiro setor, tendo como foco a melhoria da performance de negócios e instituições. Seu corpo de conselheiros orienta a realização de negócios no Brasil e no mundo e possui um grande portfólio.

A empresa atua com a preparação de empresas estrangeiras que desejam ingressar no mercado nacional e com a expansão e internacionalização de empresas brasileiras. É, portanto, um grande nome quando o assunto é comércio internacional.

Repercussão

A sócia da empressa Terri Citrus Luz Santos Bollea, cliente da MVI Bank, também falou sobre a reunião.

“O Congresso Latino-Americano de Mulheres Empreendedoras foi muito produtivo. Em nossa empresa, Terri Citrus, produzimos e exportamos limões sicilianos para o mundo inteiro. Graças ao encontro, poderemos exportar, pela primeira vez, para nossos vizinhos na Argentina como Brasil, Uruguai e Paraguai. Mas, acima de tudo, nesses dias pudemos conhecer mulheres de negócios, compartilhar experiências semelhantes e fazer novos amigos. Como nossa mãe sempre dizia: ‘As empresas são uma desculpa para conhecer pessoas’”, disse Luz Santos Bollea.

Da mesma forma, a presidente do Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública (Ibegesp), Alessandra Gaspari, avaliou positivamente o evento. “O encontro possibilitou encontrar novos caminhos e trocar experiências com empresárias de diversos setores. Ficou evidente o poder da mulher e sua eficiência na liderança de negócios.”

Renata Albano Von Zuben, sócia da Macom Malhas de Compressão, também falou sobre o assunto. “Participar de um encontro diplomático, incluindo rodadas de negócios exclusivamente para mulheres foi uma honra! A Macom foi criada há 30 anos e é administrada por uma mulher. Conhecer a força de mulheres de outros países foi uma experiência incrível. O saldo final das palestras, depoimentos e de muitos negócios é de que estamos só começando! Um “tsunami” de força de trabalho feminino está chegando e junto com ele todos os dons de planejamento e organização que as mulheres têm! Privilégio fazer parte, privilégio viver esse momento”, disse.

Já Alessandra Alkimin, presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora, destacou a exclusividade do evento. “Oportunidade única, enquanto presidente de um Conselho de Mulheres Empreendedoras no Brasil, de conhecer, trocar, compartilhar, aprender e, acima de tudo, ter acesso ao convívio espetacular com Mulheres Empreendedoras dos países do Mercosul, que se movimentam e se articulam a favor do empoderamento e do empreendedorismo feminino”, disse.

Por fim, a representante do Uruguai, Claudia Weiss da Don Baez, declarou: “Para mim, foi uma honra assistir e voltei ao Uruguai cheia de ideias para melhorar a minha marca: Don Baez. Fiquei feliz porque consegui vários contatos importantes. Dale para todas las mujeres luchadoras y creativas!”