Nesta segunda, 12/12/2016, o Exmo. Sr. Embaixador da Namíbia, Dr. Samuel S. Nuuyoma e sua delegação foram recebidos pela MVI Bank, em São Paulo, para avaliação sobre possibilidades de negócios entre os dois países.

O encontro, realizado no Iate Clube, foi organizado, conjuntamente, pela MVI Bank e pelo Consulado da Namíbia em São Paulo, por meio do Cônsul, Dr. Sérgio Rosset e da Consulesa, Dra. Patrícia Rosset.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de instituições financeiras, empresas ligadas à indústria da mineração, construção, Governo do Estado de São Paulo, FIESP, FIPECAFI-FEA-USP e câmaras internacionais de comércio.

A abertura do evento foi conduzida pelo Cônsul. Em seguida falou o Sr. Embaixador que explanou sobre a Namíbia, um jovem país de grandes oportunidades para o comércio internacional. Fez durante toda a reunião diversas intervenções, respondendo perguntas, num agradável clima com os presentes.

A Sra. Marcia Vieira, representando a MVI Bank, destacou a importância da abertura de novos mercados para expansão das empresas nacionais e sobre o papel do Banco de Projetos para Investimentos – MVI Bank para conexão de investidores a projetos qualificados, rentáveis e seguros. Encerrou agradecendo a visita do Embaixador e sua comitiva, e apresentou as linhas gerais das oportunidades.

A Namíbia é um país da África Austral limitado a norte por Angola e Zâmbia, a leste pelo Botswana, a sul pela África do Sul e a oeste pelo Oceano Atlântico. A maior parte do território tornou-se um protetorado do Império Alemão em 1884, tendo permanecido como colônia alemã até o final da Primeira Guerra Mundial. Em 1920, a Liga das Nações transferiu sua administração para a África do Sul. Em 21 de março de 1990, a Namíbia obteve a independência total da África do Sul. A base de sua economia está na extração e processamento de minerais. A mineração compreende 20% do PIB do país e faz da Namíbia o quarto maior exportador de minerais não-combustíveis da África e o quinto maior produtor de urânio do mundo. Também possui urano, metais de base tais como: cobre, chumbo, zinco, magnésio, cádmio, arsênico, pirita, prata e ouro, minerais de lítio (espatoflúor, sais), pedras de dimensão (granito, mármore) e muitas pedras semi-preciosas, incluindo a ágata, ametista, turmalina, quartzo rosa, água-marinha, granada, crisólita, calcedônia e dioptásio. Com uma economia crescente, pretende atrair negócios nas áreas da construção, energia, habitação, agricultura, turismo, manufatura, logística, infra-estrutura, dentre outros.

Durante o evento foi definida uma Agenda de Intenções, da qual faz parte a organização de uma missão empresarial à Namíbia, a ser realizada em 2017.

O Consulado da Namíbia, em parceria com MVI Bank, organizará esta programação para apresentar à Embaixada.

Precedeu este encontro uma reunião com o Vice-Governador do Estado de São Paulo Dr. Marcio França, membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e Investe São Paulo.

Aos grupos empresariais interessados em avaliar possibilidades de Negócios na Namíbia, o Consulado em São Paulo e a MVI Bank estão à disposição.

 Consulado da República da Namíbia em São Paulo – Rua dos Três Irmãos, 201 – Sala 118 – Morumbi  São Paulo – SP – CEP 05615-190  Telefone: + 55 11 3459 3346 namibiaconsul@gmail.com

 

INVEST IN NAMIBIA 2016 https://www.youtube.com/watch?v=X6kgKFGuftghttp://