Prêmio Destaques do Ano 2016/2017 – Grupo Impactto – Vetor Norte – Região Metropolitana de Belo Horizonte – 15 de setembro de 2017

MVI Bank – Banco de Projetos para Investimentos

Marcia Vieira e Heraldo Oliveira 

 

Transcrição fala Marcia Vieira – representando a MVI Bank – Banco de Projetos para Investimentos e as empresárias premiadas

Meus cumprimentos às autoridades presentes, convidados e aos nossos anfitriões do Grupo Impactto. Quanta alegria e honra estar hoje com os senhores, minha família, sócios e amigos. Obrigada ao Grupo Impactto pela coragem empreendedora, por acreditarem e trabalharem pelo desenvolvimento do Vetor Norte, de Minas Gerais e do Brasil.

Ser premiado em tempos turbulentos é uma honra com responsabilidade ampliada e um chamado para sermos agentes de transformação do país e do Planeta. Agradeço a oportunidade de partilhar com as senhoras e senhores minha percepção sobre o momento atual, sobre nosso compromisso de revitalização das instituições e o papel do feminino neste contexto.

Somos um país com imensa potencialidade, riqueza e força, sobreviventes de crises, da repressão, de lutas, da seca, da escassez de recursos, da violência, das dores do corpo e da alma…sempre nos levantamos, resistimos e continuamos. Nossas instituições estão estremecidas pelos abalos da evolução. Mundialmente, sistemas e modelos econômicos, políticos e sociais, até então vigentes, não estão se sustentando, numa clara demonstração da força da mudança, que já começou. Sem o caos, não há uma nova ordem. A natureza vive de caos e ordem para o equilíbrio.

A força para lidar com o caos é traço marcante do nosso povo. Nossos colonizadores, atravessaram mares revoltos, perigos incontáveis. Os povos indígenas lutaram, foram escravizados e conviveram com os novos moradores de suas terras. Um misto de conflito e miscigenação para conceber uma nova nação. Nossos irmãos africanos pagaram com a vida a criação do que hoje somos: um fractal do Planeta. Imigrantes de todas as partes do mundo trouxeram sua cultura, seus valores, sua essência e a esperança de uma vida nova, a renovação de suas próprias histórias. Aqui, as diferentes raças e credos formaram o DNA da diversidade feito de conquistas, coragem e dor. Precisamos pedir perdão e nos perdoarmos, respeitando nossos ancestrais, nos orgulhando da nossa história, dos homens e mulheres que lutaram para sermos um povo livre. Chegou o tempo de criarmos uma nova realidade.

As crises econômicas, políticas e sociais são reflexo de escolhas equivocadas e muitas com total descaso à vida humana . O Papa Francisco, no livro Esta Economia Mata, nos fala da crueldade do poder e da ganância que ceifam vidas, direitos e oportunidades. Porém, para fazermos uma grande transformação não precisamos de muitos, mas de poucos que sejam revolucionários, como nos ensina Prof. Ivan Trilha.

Temos terra e corações fertéis. Esta é hora de nos apresentarmos, homens, mulheres, de todas as classes, profissões, credos, em favor da nossa casa, do nosso país e do Planeta. Qual país deixaremos de herança aos nossos filhos e aos filhos dos nossos filhos? Nossa missão é orientá-los, pelo exemplo, renovando nossos valores e trabalhando para um modelo de sociedade sustentada pelo amor à vida. Este é o capítulo que nos cabe na história.

E nesta travessia complexa, veloz e desafiadora, velhas respostas não atenderão às novas questões do Brasil e da humanidade. Época que exige flexibilidade, intuição, amorosidade, força e capacidade para gestar o novo, características peculiares ao feminino presente em todos os gêneros.

A percepção, a voz e a ação feminina serão fundamentais para traçar diferentes caminhos, para o engatinhar de um novo país e uma nova Terra. As turbulências mundiais e locais são a oportunidade para reinventarmos setores essenciais para nosso avanço individual e coletivo.E preciso destacar que, neste contexto de grandes mudanças, a ONU, juntamente com 193 países-membros, estabeleceu 17 Objetivos Globais para cumprimento até 2030, os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  Um compromisso único que trata das necessidades sociais, incluindo igualdade de gênero, educação, saúde, erradicação da fome, proteção social e oportunidades de trabalho, ao mesmo tempo em que aborda as mudanças climáticas e proteção ambiental. Também cobre questões como desigualdade, infraestrutura, energia, consumo, biodiversidade, oceanos e industrialização. Um compromisso que deve orientar a todos nós, empresas, governos e a sociedade civil.

Especialmente a Igualdade de Gênero representa um desafio importante para o enfretamento das desigualdades que obstruem nossa evolução. Não trata-se  apenas de falar sobre Direitos da Mulher. Instituições que estão se modernizando sabem da importância e do resultado da liderança feminina num contexto de transformação. A inteligência da ampliação do feminino está em seu equilíbrio com o masculino, com o complemento (e o inverso também), seja na família, no trabalho, nas instituições.

Todas nós somos educadores e educadoras para o resgate de valores fundamentais à sociedade.  E a mulher é a terra onde germinam sementes e se processam grandes transformações.Que as novas sementes de amor e respeito encontrem solo fértil para o nascimento de tempos de paz e prosperidade a todos filhos e filhas da Mãe Terra. Obrigada.

 

Fotos: Grupo Impactto de Comunicação